Nova ciclovia na Figueira-da-Foz

Está praticamente concluída a nova ciclovia à saída da Figueira-da-Foz em direcção aos campos agrícolas do Baixo Mondego.


Ciclovia nascente da Figueira-da-Foz.


Está praticamente concluída a nova ciclovia nascente da Figueira-da-Foz que permite ligar esta cidade costeira, famosa pelo seu extenso areal, aos campos agrícolas do Baixo Mondego.


São pouco mais de 3 km em asfalto e macadame que seguem quase sempre paralelos ao Ramal de Alfarelos, a linha de caminho-de-ferro que liga esta cidade a Alfarelos - já na Linha do Norte - e daí à estação de Coimbra.



Ecovia do Baixo Mondego


"Esta é uma ciclovia há muito aguardada, pois faz parte da futura Ecovia do Baixo Mondego que um dia ligará a Figueira-da-Foz à cidade de Coimbra"

Incluindo duas passagens de nível, de via única, este percurso permite sair da cidade em direcção aos estradões dos campos agrícolas do Baixo Mondego, sem praticamente termos de pedalar em vias de elevado tráfego automóvel.


Estuário do Rio Mondego


Esta é uma ciclovia há muito aguardada, pois faz parte da futura Ecovia do Baixo Mondego que um dia ligará a Figueira-da-Foz à cidade de Coimbra. Estando a conclusão destes cerca de 50 km muito distante, é ainda assim já possível pedalar da Foz do Mondego até à Mata Nacional do Choupal e daí até ao centro da cidade dos estudantes, utilizando os estradões agrícolas dos extensos milharais e arrozais englobados nos tracks GPS da já identificada secção 9.1 da Rede Nacional de Cicloturismo.


Pode ver o mapa geral da Rede Nacional de Cicloturismo aqui »


Estação de comboios de Fontela.


As surpresas do passeio pela secção 9.1 não se resumem apenas às belíssimas vistas sobre o estuário, sendo de destacar ainda a passagem pela Praia Fluvial da Ereira, uma visita ao castelo de Montemor-o-Velho e a passagem pela famosa aldeia de onde saem os saborosos, e ainda produzidos à mão, pastéis de Tentúgal.


Antes da Chegada a Coimbra, passagem por uma das mais belas matas nacionais, o Choupal.


Pode adquirir o Road Book 2020 da Rede Nacional de Cicloturismo, com esta e outras rotas, aqui »


Publicidade

CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS


Está a decorrer uma campanha de angariação de fundos (crowdfunding) para financiar a identificação de 500 novos quilómetros para serem englobados no início de 2021 na Rede Nacional de Cicloturismo.

Participe no crescimento da Rede Nacional de Cicloturismo e receba a sua recompensa.

Mais informação em https://ppl.pt/ecovia


* Imagens captadas em video por Marcin Fraszczak.


1,984 visualizações

JUNTE-SE A NÓS

Receba as últimas notícias e actualizações

Contacte-me

Sendo o coordenador deste projecto, terei todo o gosto em responder às suas questões

EMAIL

© 2020 by Ecovias de Portugal. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now