Os Baños - Água termal ao ar livre

No coração do Xurês, na Galiza, situa-se a zona termal de Os Baños e o seu famoso tanque com águas termais a 70ºC.



Já muitos conhecem a fama da grande beleza natural da Peneda-Gerês, o nosso único parque nacional. Espécies autóctones de árvores de grande porte como Carvalhos e Sobreiros, vales verdejantes e ribeiras cujas quedas de água formam lagoas de azul cristalino.



O que poucos saberão é que a poucos quilómetros de Lóbios, no coração do Xurês na Galicia, situa-se a zona termal de Os Baños, um pequeno povoado atravessado pelo Rio Caldo onde - para além de existir um hotel termal de elevada qualidade rodeado por uma envolvente cénica de montanha - existe um tanque de acesso livre com água quente termal.


“... durante todo o ano e a qualquer hora do dia ou da noite é possível marinar a custo zero nestes 50 cm de altura de água sulfurosa.”

Com a temperatura na boca de saída a rondar os 70ºC, durante todo o ano e a qualquer hora do dia ou da noite é possível marinar a custo zero nestes 50 cm de altura de água sulfurosa, misturada com água fria do rio para baixar a temperatura para uns mais humanamente suportáveis 45ºC.




Fazendo as delícias de gentes de todas as idades e nacionalidades, são famosas as suas propriedades curativas para problemas de pele e respiratórios. Também melhora a circulação sanguínea pela dilatação dos vasos e contribui para um enorme relaxamento de todo o corpo e mente.


Uma experiência a não perder (...) é dar um salto ao tanque já noite alta. De preferência em noites bem frias, pois assim o gozo de estar neste banho de imersão de água quente é ainda maior.

Todos os dias bem cedo uma equipa de técnicos controla a qualidade bacteriológica da água, vazando e enchendo de novo o tanque.


Em noites frias


Uma experiência a não perder, e que permite evitar as multidões que aqui afluem diariamente no período das férias e fins-de-semana, é dar um salto ao tanque já noite alta. De preferência em noites bem frias, pois assim o gozo de estar neste banho de imersão quente é ainda maior. Também existem saídas directas de água quente para o rio, podendo banhar-se lá.





Este tanque pode ser visitado se pedalar pela Rede Nacional de Cicloturismo, na secção 2.03 que atravessa o Parque Nacional desde o lado galego até São Bento da Porta Aberta.

Esta é uma secção que cruza o coração desta parque, passando pela fronteira da Portela do Homem, Cascata de Leonte e Albufeira da Vilarinho das Furnas.



Road Book 2020


A secção 2.03 foi adicionada este ano à rede, estando tanto o mapa da secção como os tracks GPS incluídos no Road Book 2020.


Mais informação aqui »

542 visualizações

JUNTE-SE A NÓS

Receba as últimas notícias e actualizações

Contacte-me

Sendo o coordenador deste projecto, terei todo o gosto em responder às suas questões

EMAIL

© 2020 by Ecovias de Portugal. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now