Ecovia do Rio Lima - um passeio entre duas pontes

Atualizado: Ago 22

São de pedra e com diversos arcos, ora de volta perfeita ora em ogiva, as duas pontes que ligam os centros históricos destas duas localidades do Alto Minho - Ponte da Barca e Ponte de Lima. A uni-las existe uma ecovia com 17 km, que permite pedalar em plena harmonia com a envolvente cénica que ladeia o Rio Lima.


Ecovia do Rio Lima entre Ponte da Barca e Ponte de Lima.

À semelhança da Ecovia do Rio Minho, pedalar junto ao Lima transporta-nos para uma outra dimensão de envolvente cénica. Espécies arbóreas verdejantes intercaladas com zonas de produção agrícola ao ar livre criam ambientes frescos e húmidos propícios a pedaladas em modo slow travel.


São 17 quilómetros de ecovia a ladear a margem sul deste rio ibérico. Os pavimentos variam entre asfalto, terra, calçada grossa e até água. Sim, existe um pequeno troço de 20 metros que obriga a descalçar as sapatilhas e a molhar os pés (claro que existe alternativa, dando uma pequena volta interior).

Ecovia inundada, mas possível de atravessar a pé ou mesmo a pedalar.

As pedaladas entre estas duas vilas minhotas começam e acabam mesmo por baixo do primeiro arco, do lado sul, de cada uma destas pontes centenárias. Em muito pouco tempo, rapidamente deixamos a malha urbana de Ponte da Barca e seguimos rio abaixo.


Maioritariamente aproveitando os estradões de serventia agrícola, toda a ecovia segue sempre junto às margens do rio, com apenas um ou outro ponto a desviar ligeiramente para o interior.


Pelo meio existem dois pequenos cafés onde se pode refrescar a garganta. Ainda assim, dada a possibilidade de ambos estarem fechados, aconselha-se que transporte água e alimentos suficientes para este pequeno passeio.

Ecovia do Rio Lima à saída de Ponte da Barca


O percurso é todo ele feito com inclinações suaves, excepção feita para pequenos troços em zonas de maior declividade.

Ponte da Barca


CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS


Está a decorrer a campanha de angariação de fundos (crowdfunding) para financiar a identificação de 500 novos quilómetros para serem englobados no início de 2021 na Rede Nacional de Cicloturismo.


Ao participar no crescimento da Rede Nacional de Cicloturismo ainda recebe uma recompensa. Veja como em www.ppl.pt/ecovia



Ecovia do Rio Lima


De Ponte da Barca a Ponte de Lima

"Apesar de a Ecovia seguir até próximo de Viana do Castelo, este é sem dúvida o troço mais belo"

São diversas as surpresas pelo caminho, das quais se destaca uma pequena ribeira, com açudes cuja força das águas alimentava as mós do moinho recentemente recuperado.


Apesar de a Ecovia seguir até perto de Viana do Castelo, este é sem dúvida o troço mais belo e com os caminhos em melhor estado de conservação.

Chegada a Ponte de Lima


Todo o percurso é tão suave e fresco, que até durante a gravidez pode ser percorrido. Desde que com moderação, velocidade reduzida para evitar quedas e não se tenha qualquer contra-indicação médica para tal, claro.

Grávida de 6 meses e meio na Ecovia do Rio Lima.


Este troço de ecovia está já englobado na Rede Nacional de Cicloturismo, sendo parte integrante da Ecovia 5.

Ponte de Lima



Localização da Ecovia do Rio Lima na Rede Nacional de Cicloturismo.



Pode adquirir o Road Book 2020 da Rede Nacional de Cicloturismo aqui »

Pode apoiar a campanha de crowdfunding aqui »


* Texto e fotos por Paulo Guerra dos Santos

1,198 visualizações

JUNTE-SE A NÓS

Receba as últimas notícias e actualizações

Contacte-me

Sendo o coordenador deste projecto, terei todo o gosto em responder às suas questões

EMAIL

© 2020 by Ecovias de Portugal. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now